Fórum Social Católico Permanente

EDUCAÇÃO CRISTÃ

A Câmara Legislativa do Distrito Federal realiza, na próxima terça-feira (20/02), Audiência Pública para debater a Importância da Comunidade Cristã na Educação. O autor da proposta, deputado distrital, João Cardoso, justifica a realização do evento com argumento de que o modelo educacional a ser adotado na rede pública de ensino merece atenção das autoridades, pais, alunos e também da igreja. “Eu sou católico e professor da Secretaria de Educação e, por isso, defendo a participação mais efetiva dos cristãos no processo de formulação do currículo escolar, a fim de que esse não seja enviesado e desconsidere o fato de que vivemos num país de maioria cristã”. Ele disse que a audiência atende o interesse da comunidade escolar por tratar da laicidade do ensino e do que se apresenta como imposição contrária à expressão da religião na escola. O evento tem por objetivo dar continuidade aos encaminhamentos e debates ocorridos ao longo de 2023, nas edições do Fórum Social Católico Permanente, que aconteceu Sobradinho, São Sebastião, Recanto das Emas e Ceilândia. O Fórum é promovido pela Arquidiocese de Brasília em parceria com a Frente Parlamentar Católica da CLDF.

FÓRUM SOCIAL CATÓLICO PERMANENTE

A Paróquia São José de Anchieta, em Paranoá. A Paróquia São José de Anchieta, em Paranoá, recebeu a primeira edição do Fórum Social Permanente de 2024, em 26 de abril, para debater a questão da saúde no contexto da religião e das medidas que podem ser adotadas pelo poder público.O Fórum foi criado pela Arquidiocese de Brasília, sob a coordenação do vigário-geral, padre Eduardo Peters e conta com apoio da Frente Parlamentar Católica da CLDF, presidida pelo deputado distrital, João Cardoso.De acordo com vigário, os católicos têm a oportunidade de expor necessidades e de ouvir especialistas, nestes eventos. O que considerou fundamental para que seja desenvolvida uma mentalidade crítica e responsável junto aos fiéis. “Todos devemos fazer a nossa parte”, disse. Ele fez um relato sobre as atividades do Fórum, ano passado, quando o tema foi a educação. “Nós ouvimos as opiniões de pais, professores e diretores e, a partir disso, já fizemos alguns encaminhamentos junto aos órgãos de ensino”, informou. “Finalizamos com uma Audiência Pública na CLDF sobre o papel das comunidades cristãs na educação, o que foi muito proveitoso.Padre Peters destacou os cuidados com a saúde como algo prioritário e que esses devem ser coletivos, não apenas uma preocupação de cada indivíduo. “Eu faço meus exames periódicos, mas isso sou eu. A saúde merece ser entendida de maneira geral; são necessárias estruturas de atendimento e prevenção”, pontuou. Ele citou as práticas sanitárias como parte dos esforços para que sejam combatidas doenças iguais à Dengue. “O Estado tem a responsabilidade de evitar epidemias, mas nós também precisamos ajudar”. O presidente da Frente Parlamentar Católica, deputado distrital João Cardoso, trouxe dados sobre investimentos nas escolas do Distrito Federal, a partir de emendas parlamentares. De acordo com o distrital, mais de R$ 40 milhões foram alocados pelo mandato para atender cerca de 300 unidades de ensino, mostrando como o Fórum pode ajudar assuntos de interesse social.O deputado colaborou com a fala do padre Eduardo com uma análise sobre doenças que afetam profissionais de várias carreiras, tais como ansiedade, depressão e síndrome do pânico. “É preciso atenção especial com essas profissões”. Aumentaram os casos entre professores, policiais e, inclusive, líderes religiosos”, falou. “Suicídios também cresceram”, lamentou. O parlamentar terminou citando a prática do aborto entre possíveis causas de problemas emocionais. “Nós cremos que a interrupção da gravidez possa trazer grandes prejuízos para mãe. Por esse motivo e pela obediência aos valores bíblicos/cristão, assumimos uma posição em defesa da vida”.A coordenação do Fórum informou que a próxima reunião está marcada para 31de maio, em Planaltina.

Audiência Pública encerra primeiro semestre do Fórum Social Católico Permanente que tratou do tema educação

22 de fevereiro de 2024 Na última terça-feira (20), a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) promoveu uma audiência pública que encerrou o primeiro tema do Fórum Social Católico Permanente: educação. Organizado pelo deputado distrital João Cardoso, presidente da Frente Parlamentar Católica da CLDF, o evento reuniu representantes da igreja, educadores e membros da comunidade para debater a participação da comunidade cristã na educação do Distrito Federal. O Fórum Social Católico Permanente percorreu várias regiões do DF ao longo de 2023, incluindo Sobradinho, São Sebastião, Recanto das Emas e Ceilândia. Durante essas edições, a comunidade destacou diversas demandas que foram abordadas na audiência pública. Os tópicos discutidos incluem: O deputado João Cardoso ressaltou que a educação deve caminhar lado a lado com a rotina familiar e a formação religiosa. Ele defendeu que a igreja desempenhe um papel ativo na formulação de políticas públicas educacionais, a fim de garantir que valores cristãos estejam presentes na educação. “A educação começa em casa e é nossa responsabilidade, enquanto pais, representantes da igreja e gestores, promover esses debates e formular políticas públicas em prol da educação no DF”, afirmou. O coordenador do Fórum Social Permanente, padre Eduardo Peters compartilhou com os presentes os resultados e principais demandas acolhidas pelo Fórum Social Católico Permanente nas visitas aos vicariatos da Arquidiocese de Brasília e defendeu que não há como desassociar valores cristãos da educação uma vez que estes a compõem: “disciplina, respeito e solidariedade são exemplos valores cristãos que compõe os pilares da educação desde a criação as primeiras escolas”. Já a professora de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB) e coordenadora da Pastoral da Educação da Arquidiocese de Brasília, Tânia Manzur, defendeu que os valores da igreja católica são fundamentais e universalmente aceitos e, por isso, uma educação séria e competente não pode abrir mão deles. “A gente fomenta a defesa da vida, a atenção e o cuidado com a dignidade própria do ser humano desde a concepção até a morte natural”, afirmou a professora. Participaram da audiência o vigário geral da arquidiocese de Brasília e coordenador do Fórum Social Católico Permanente, padre Eduardo Peters; a professora de Relações Internacionais da Universidade de Brasília e coordenadora da Pastoral da Educação da Arquidiocese de Brasília, Tânia Manzur; o vice-coordenador da Pastoral da Arquidiocese de Brasília, padre Thaisson Santarém e o coordenador da regional de ensino de Sobradinho, Marcílio Almeida.

Câmara Legislativa promove evento para debater sobre a participação da comunidade cristã na Educação do DF

10 de fevereiro de 2024 No próximo dia 20 de fevereiro a Câmara Legislativa do Distrito Federal irá promover, por iniciativa do deputado distrital João Cardoso, Audiência Pública para debater sobre a participação da comunidade cristã na Educação do Distrito Federal. O evento tem por objetivo dar continuidade aos encaminhamentos e debates ocorridos ao longo de 2023 nas edições do Fórum Social Católico Permanente, que percorreu Sobradinho, São Sebastião, Recanto das Emas e Ceilândia. Durante as edições do evento, promovido pela Arquidiocese de Brasília em parceria com a Frente Parlamentar Católica da Câmara Legislativa do Distrito Federal. Para o realizador do evento a iniciativa é de suma importância para que mais católicos, integrantes da comunidade escolar do DF possam se sensibilizar para a urgência deste debate e se engajarem nas causas da Educação: “A educação caminha lado a lado com a rotina familiar, começando de casa e formando nossos filhos e filhas para que se tornem bons cristãos e cidadãos. Para isso, é nossa responsabilidade, enquanto pais, representantes da igreja, gestores e também minha responsabilidade enquanto deputado, abrirmos e aproveitarmos ao máximo estes espaços de debate e encaminhamentos para formulação de políticas públicas em prol da educação do DF”. Participe da Audiência Pública e faça a diferença na Educação dos nossos jovens e criação. Inscreva-se pelo link: https://forms.gle/vtyKLjyL7cjG5Uxs9 Para dúvidas e mais informações: (61) 3348-8065 / (61) 99908-7827 ou pelo e-mail: cerimonialjoaocardoso@gmail.com.