Fórum Social Católico Permanente

22 de fevereiro de 2024

Na última terça-feira (20), a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) promoveu uma audiência pública que encerrou o primeiro tema do Fórum Social Católico Permanente: educação. Organizado pelo deputado distrital João Cardoso, presidente da Frente Parlamentar Católica da CLDF, o evento reuniu representantes da igreja, educadores e membros da comunidade para debater a participação da comunidade cristã na educação do Distrito Federal.

O Fórum Social Católico Permanente percorreu várias regiões do DF ao longo de 2023, incluindo Sobradinho, São Sebastião, Recanto das Emas e Ceilândia. Durante essas edições, a comunidade destacou diversas demandas que foram abordadas na audiência pública. Os tópicos discutidos incluem:

  • Diálogo com os Poderes Constituídos: A abertura ao diálogo entre a Igreja e os poderes públicos, além de especialistas na área da educação, foi considerada muito positiva.
  • Engajamento Social dos Cristãos: A importância de os cristãos se engajarem mais ativamente em seus locais de trabalho e em casa.
  • Papel dos Pais na Educação: A necessidade de os pais acompanharem a educação de seus filhos e ensinarem bons valores desde a infância.
  • Temas Sociais sob a Ótica da Igreja: A relevância de discutir temas sociais, como segurança nas escolas e sexualização precoce, a partir da perspectiva da Igreja.
  • Participação no Plano Político Pedagógico (PPP): A importância de os pais participarem na definição do PPP para ajudar a decidir o que é essencial na educação dos seus filhos.
  • Pastoral da Educação: A necessidade de estabelecer a Pastoral da Educação nas paróquias.
  • Condições dos Professores: A precarização das condições de trabalho dos professores da rede pública, a falta de continuidade devido à alta rotatividade de professores provisórios e o baixo percentual de professores concursados.
  • Apoio Psicológico: A falta de psicólogos nas escolas para apoiar professores sobrecarregados.
  • Capacitação dos Professores: A necessidade de incentivo à capacitação profissional para o ensino especial e a oferta de cursos de formação adequados às condições dos professores.

O deputado João Cardoso ressaltou que a educação deve caminhar lado a lado com a rotina familiar e a formação religiosa. Ele defendeu que a igreja desempenhe um papel ativo na formulação de políticas públicas educacionais, a fim de garantir que valores cristãos estejam presentes na educação. “A educação começa em casa e é nossa responsabilidade, enquanto pais, representantes da igreja e gestores, promover esses debates e formular políticas públicas em prol da educação no DF”, afirmou.

O coordenador do Fórum Social Permanente, padre Eduardo Peters compartilhou com os presentes os resultados e principais demandas acolhidas pelo Fórum Social Católico Permanente nas visitas aos vicariatos da Arquidiocese de Brasília e defendeu que não há como desassociar valores cristãos da educação uma vez que estes a compõem: “disciplina, respeito e solidariedade são exemplos valores cristãos que compõe os pilares da educação desde a criação as primeiras escolas”.

Já a professora de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB) e coordenadora da Pastoral da Educação da Arquidiocese de Brasília, Tânia Manzur, defendeu que os valores da igreja católica são fundamentais e universalmente aceitos e, por isso, uma educação séria e competente não pode abrir mão deles.

“A gente fomenta a defesa da vida, a atenção e o cuidado com a dignidade própria do ser humano desde a concepção até a morte natural”, afirmou a professora.

Participaram da audiência o vigário geral da arquidiocese de Brasília e coordenador do Fórum Social Católico Permanente, padre Eduardo Peters; a professora de Relações Internacionais da Universidade de Brasília e coordenadora da Pastoral da Educação da Arquidiocese de Brasília, Tânia Manzur; o vice-coordenador da Pastoral da Arquidiocese de Brasília, padre Thaisson Santarém e o coordenador da regional de ensino de Sobradinho, Marcílio Almeida.

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